-
Arquitetos: AE Arquitectos
- Área: 820 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Lorena Darquea
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto da Casa PE nasce da ideia de duas famílias compartilharem apenas uma residência que pudesse abrigar a todos os integrantes com áreas privadas para cada família e onde os espaços sociais pudessem ser divididos.
Esta residência familiar está num terreno de um hectare no bosque da serra de Tapalpa, Jalisco. A orientação da casa permite emoldurar a vista ao sudoeste, às montanhas de uma grande reserva florestal.
A topografia do terreno e a quantidade de árvores foram importantes nas decisões projetuais, um dos objetivos principais foi não eliminar nenhuma árvore e poder adaptar naturalmente a casa à declividade do terreno, assim tanto os dormitórios no pavimento superior, como as áreas de convivência social possuem saída aos jardins.
A residência está distribuída em dois corpos, a casa principal e um pequeno pavilhão para visitas.
Todo o térreo é revestido por pedras que com o tempo terão cores e texturas distintas. Uma estrutura de aço suporta o pavimento superior feito completamente de tijolo recozido aparente e sem elementos estruturais.
A cor da paginação dos tijolos segue a cor da ardósia utilizada nos telhados, que são de madeira de pinheiros e as pedras são provenientes da Galícia. A decisão de utilizar a pedra espanhola responde a um tema térmico, buscou-se adaptar a maior quantidade de calor por exposição ao sol com a cor e as propriedades do material já que a casa não recebe muita luz direta.